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Pitágoras : Projeto Acadêmico
 

 Projeto Acadêmico

 
UMA MANEIRA DE ENSINAR QUE FAZ TODA A DIFERENÇA.
 
A Faculdade Pitágoras optou por um projeto acadêmico diferenciado. Por isso, inovar, reformular, atualizar e modernizar fazem parte do seu cotidiano.
 
O foco é o aprendizado e o desenvolvimento do estudante; através de um ensino com ênfase em competências, habilidades, atitudes e conhecimento aplicado.
 
Os cursos permitem aos alunos uma formação atualizada e comprometida com a promoção de sua empregabilidade, com a qualidade do seu exercício profissional e a sustentabilidade de sua atuação no mercado de trabalho.
 
REDES COLABORATIVAS DE ENSINO
 
Um importante diferencial da Faculdade Pitágoras é a sua rede de faculdades distribuída em diversas regiões do território nacional, integradas pelos componentes do projeto acadêmico.
 
BSC
 
O Balanced Scorecard (BSC), segundo seus criadores Robert Kaplan e David Norton, é ao mesmo tempo um sistema de medição, um sistema de gerenciamento e uma ferramenta de comunicação. A Faculdade Pitágoras se apoiou nessa teoria e usou os conceitos do BSC para a elaboração dos seus projetos de cursos. A criação do BSC Acadêmico para a Faculdade Pitágoras se fez mediante a aplicação da teoria original e de seus conceitos fundamentais na elaboração de um projeto de curso consistente, explícito em seus diferentes aspectos, e que é passível de ser monitorado com indicadores de desempenho e indicadores econômicos bem definidos.
 
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
 
A didática a serviço do ensino-aprendizagem voltada para a formação de alunos pensantes e críticos, deverá salientar as estratégias pelas quais os alunos aprendem a internalizar conceitos, habilidades e competências. Para tanto, a Faculdade Pitágoras utilizou a estratégia de organizar e elaborar atividades de aprendizagem que se constituam em instrumentos para lidar praticamente com a realidade, ou seja, resolver problemas, enfrentar dilemas, tomas decisões, formular estratégias de ação.
 
ATIVIDADES PROVOCADORAS DE APRENDIZAGEM (APAs)
 
Atividades, digitais ou não digitais, que podem ser usadas, reutilizadas ou referenciadas, durante as atividades presenciais ou não; sendo uma efetiva ferramenta de suporte à autoaprendizagem. São um novo modo de pensar e envolver os alunos na aprendizagem dos conteúdos de cada disciplina.
 
AULAS ESTRUTURADAS
 
O tempo de ensino-aprendizagem é dividido em: antes, durante e após a aula- o que significa a ampliação do tempo de ensino para além da duração das aulas.
Antes da aula, o professor deve elaborar um conjunto de atividades que permitam ao aluno o estudo antecipado, definindo, entre outros, os textos que deverão ser lidos e materiais didáticos para que o aluno possa se aprofundar no tema, se desejar. O objetivo é fazer com que o momento da aula seja mais eficaz e mais eficientemente aproveitado.
Para o momento após a aula, o material e as atividades de aprendizagem utilizadas ficarão disponíveis para o aluno durante todo o seu tempo de formação. Quando uma disciplina exigir o conhecimento de alguma já cursada, o aluno poderá revisá-lo, recordando o que foi ensinado. Aquele que faltar a uma aula poderá ainda assim estudar o que foi ensinado tendo melhor chance de recuperar o momento perdido.
 
ESTUDOS DIRIGIDOS- EDs
 
Um Núcleo de Estudos Dirigidos (NED), formado por professores especialistas, desenvolvem atividades que são realizadas pelos alunos de forma virtual utilizando o Portal Universitário. O objetivo é desenvolver habilidades que vêm sendo requeridas pela dinâmica existente em todas as áreas de conhecimento.
 
Os EDs são atividades complementares embasadas em uma matriz pedagógica que possui três grandes eixos de habilidades: saber, raciocinar-se de forma crítica e analítica e lidar com pessoas.