Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Acessibilidade | A + A -
Pitágoras : CPA - Governador Valadares

CPA - Governador Valadares

 

 O QUE É A CPA?

 

​A Comissão Própria de Avaliação – CPA é um órgão permanente da Faculdade Pitágoras/Governador Valadares, responsável pela Coordenação dos procedimentos de autoavaliação da Faculdade, com a finalidade de fornecer subsídios para orientar ações de gestão da Faculdade e sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, determinadas pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES​.



MEMBROS DA CPA:


Coordenador: Samuel de Souza Leite Júnior

Um Representante do Corpo Técnico-Administrativo: Mauricio Henrique de Oliveira

Um Representante do Corpo Docente: Bruna Aiala de Barros

Um Representante do Corpo Discente: Allan Guadalupe Santarlacci

Um Representante da Sociedade Civil Organizada: Marcelo Leandro de Brito



SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO SUPERIOR – SINAES.


A Avaliação Institucional é um processo contínuo, que visa refletir sobre a melhoria permanente e constante da qualidade acadêmica e da gestão universitária.  

A CPA da Faculdade é constituída por docente que representa os cursos mantidos pela Instituição, por um representante do corpo discente, por duas representantes do corpo técnico-administrativo e por um representante da comunidade.

Conforme Humberto Savelli, a CPA é responsável pela elaboração e aplicação dos instrumentos de Avaliação Institucional a serem respondidos pelos acadêmicos com a finalidade de analisar questões acadêmicas pertinentes, de modo a manter e/ou indicar aspectos relevantes da vida universitária e que, portanto, interessam a todos os envolvidos e à comunidade local e regional.

Ele explica também que a Avaliação Institucional é um processo contínuo, que visa refletir sobre a melhoria permanente e constante da qualidade acadêmica e da gestão universitária. “A Avaliação representa, ainda, uma forma de prestação de contas das ações e do desempenho da Instituição, perante a sociedade, além de buscar o ajuste das práticas utilizadas às demandas necessárias, em consonância com as exigências apresentadas pela legislação federal, cumprindo-as”, reforça.



Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)


Instituído pela Lei 10861/04, de 14 de abril de 2004, o SINAES apresenta a proposta de Avaliação Institucional, em atenção à solicitação do Ministério da Educação (MEC), que entende importante e necessária a adequação dos diversos veículos de avaliação utilizados pelas Instituições de Ensino Superior públicas e particulares brasileiras às diretrizes propostas pelo MEC, sem que se percam as características particulares de cada Instituição.

O SINAES preconiza a necessidade de melhoria da qualidade da Educação Superior em toda sua extensão e a ampliação dos compromissos e responsabilidades sociais das Instituições de Ensino Superior.


RELATÓRIO CPA GOVERNADOR VALADARES
​​​